SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

A Origem do Acampamento Juvenil

O Acampamento nasceu de um projeto preconcebido nos EUA e ministrado a executivos, que eram afastados do seu ambiente de trabalho por uma semana e agrupados em equipes, às quais eram propostos desafios, que superados contribuíam para a vida pessoal de cada um, tudo isso, com a finalidade de desenvolver e aprimorar o sentido de equipe nas empresas, com isso melhorando o relacionamento entre os funcionários, desenvolvendo o lado humano e aumentado assim o lucro das empresas.

 O ACAMPAMENTO NA IGREJA
A Igreja Católica do México na figura do teólogo J.H. Prado Flores, adaptou e espiritualizou estes retiros e iniciou um trabalho de evangelização e passou a utilizar estes “acampamentos” para resgatar o ser humano: casais que estão se separando, jovens usuários de drogas, alcoólatras, enfim pessoas que buscam um encontro com Deus, visando preencher ou dar respostas a alguma situação difícil que esteja vivendo, como solidão, stress, angustia, depressão, dependências químicas, conflitos familiares, sexuais, matrimoniais e etc.

Na sua origem, o Acampamento Juvenil surgiu também como um braço do Projeto Evangelização 2000, criado para atender ao apelo do Papa João Paulo II, no Haiti (XIX Assembléia Plenária do Celam), no ano de 1983, onde o Papa convocou todo batizado para uma Nova Evangelização: nova em seu ardor, em seus métodos e em sua expressão.

O Acampamento Juvenil é sensível à realidade própria da juventude. Evangeliza-se o jovem a partir dos jovens e de uma metodologia de acordo com tudo o que é inerente à idade e maturidade do jovem.



O ACAMPAMENTO EM NOSSA DIOCESE
O Acampamento Juvenil chegou a nossa Diocese no ano de 1992, através de algumas pessoas que o trouxeram da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Foi feito o 1º Acampamento Juvenil de Petrópolis com os membros da Nova Evangelização de Petrópolis (que fizeram o Acampamento do Rio) com alguns dirigentes do Acampamento do Rio, motivados pelo Espírito Santo, no Sítio São Jose do Oriente em Secretário. Padre Luis, Paulinho e Astromar fizeram o primeiro Acampamento, com participantes de toda a Diocese (Petrópolis, Magé e Teresópolis, principalmente).

FRUTOS DO ACJ
Outros grandes frutos dos Acampamentos foram os congressos jovens, o FAC (Formação de Adolescentes Cristãos). Com o crescimento do FAC, surgiu o JOAM, separando-se por idades (FAC: 12 a 15 anos; JOAM: 15 a 17 anos), com dinâmicas distintas.
É o Espírito Santo que agia e age fortemente na Diocese.

O ACAMPAMENTO HOJE
No início o Acampamento Juvenil era Diocesano, mas devido à grande procura de jovens, ele passou a ser por Decanato. E no dia 27 de julho de 2005 aconteceu o primeiro Acampamento Juvenil em nosso Decanato Beato José de Anchieta, no “Centro de Formação Nossa Senhora d'Ajuda”. Onde continua a se realizar ate hoje. Durante todos esses anos o Acampamento Juvenil, vem resgatando muitos jovens de nossa Diocese e com alegria podemos dizer: de outras dioceses também!
           
“Pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt 7,16)

É inegável o poder de Deus na vida dos jovens através desta obra. São tantos os frutos vocacionais, como o surgimento de religiosos, leigos consagrados, sacerdotes, matrimônios santos, e de jovens que buscam uma vivência radical do evangelho, com mais compromisso.

Esta obra de Deus tem subsistido e crescido pela força do Espírito Santo, e conta com cada um de nós para que continue a produzir seus frutos, e frutos em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts