SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

A Palavra de Deus e a Igreja

(Formação sobre a Verbum Domini)

A Palavra de Deus foi pronunciada pelo Senhor para que os seus filhos a acolhessem por meio do Verbo (Jesus). Porém, esta Palavra não foi só acolhida como também rejeitada por alguns. Isso significa “não ouvir a voz de Deus”. Nós somos chamados a ouvir, aceitar a Palavra e, olhando para a nossa fragilidade, tomando consciência do pecado e abrindo sinceramente ao encontro com Cristo, começar uma transformação radical, que é tornar-se filho de Deus. Com isso, as nossas atitudes devem mudar, devemos ser mais abertos ao acolhimento da Palavra nas Celebrações, nos grupos, nas pessoas, quando nos dizem algo que brota do amor de Deus e para nossa edificação. A transformação que deve acontecer na vida deve ser de se tornar semelhante a Cristo, pois os que são batizados tornam-se filhos de Deus no Filho.
Toda a relação de Cristo com o Pai e a Igreja não pode ser considerada como um fato passado, mas trata-se de um fato presente para nós hoje. “A contemporaneidade de Cristo com o homem de cada época realiza-se no seu corpo, que é a Igreja” (Papa João Paulo II). A Igreja é a comunidade que anuncia a Palavra de Deus, nos Sacramentos e na Liturgia. Através dela nós podemos comunicar com Deus, onde Ele fala (proclamação do Evangelho, leituras bíblicas, a homilia...) e nós temos a oportunidade de responder de acordo com a aceitação de cada um e o efeito que produz em nossos corações.
Neste mês somos convidados a deixar ser conduzidos pelo Espírito de Cristo e aceitar a Palavra na nossa vida, assim ela será eficaz na Igreja que somos nós.
 Em sentido genérico, é o livro oficial, segundo o qual a Igreja celebra a sua Eucaristia pelo Padre. Tem uma primeira parte com as orações que se dirigem a Deus de acordo com o tempo litúrgico, para cada dia e cada domingo do ano. Comumente chamado Missal ou livro do altar, e uma segunda com as leituras bíblicas ao longo de todo o ano, o Leccionário.


Em sentido genérico, é o livro oficial, segundo o qual a Igreja celebra a sua Eucaristia pelo Padre. Tem uma primeira parte com as orações que se dirigem a Deus de acordo com o tempo litúrgico, para cada dia e cada domingo do ano. Comumente chamado Missal ou livro do altar, e uma segunda com as leituras bíblicas ao longo de todo o ano, o Leccionário. 


Por Seminarista Reginaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts