SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Pastoral da Educação - conhecendo um pouco mais

        O maior objetivo de cristãos é vivermos com intensidade a nossa experiência de fé e comunicá-la aos outros, e o mundo da educação é um âmbito privilegiado para comunicar essa experiência intensa da nossa vida.
            O trabalho não é um fato isolado e sim é necessário que todas as pessoas engajadas no mundo da educação comuniquem. Queremos juntar os esforços e fazer um caminho comum, não se tratando apenas de individualidades que trabalham no mundo da educação.

            A Pastoral da Educação envolve as escolas, mas não está apenas ligada ao mundo da escola é muito mais ampla, ainda que a escola seja um lugar privilegiado. Ela é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação. Trata-se de um grande arco de interesses, que se desenvolve por meio de processos pedagógicos e criativos que tem como objetivo uma educação plenamente humana inserida no atual contato histórico social.
         Desejamos favorecer o encontro do mundo da educação com o Evangelho de Jesus. Sabemos que o maior educador é o próprio Cristo, pois é aquele que conhece os segredos do coração de cada pessoa.
       Essa Pastoral tem também uma função crítica que é uma reflexão-ação que questiona criticamente à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de educação e os múltiplos meios impressos, visuais auditivos e outros que influenciam direta ou indiretamente a formação humana, além dos movimentos educacionais que se realizam no campo da nossa sociedade.


            Por isso, quer ser uma ajuda a tomar uma posição clara diante dos desastres educativos em que muitas vezes nos encontramos.
            Levantemos, pois as dificuldades existentes e procuremos enfrentá-las procuremos levar a serio a formação das nossas crianças e dos nossos jovens, pois temos que relevar as dificuldades existentes e oferecer instrumentos para superá-las.
            Educação não é acumular conhecimentos, mas encontrar-se a si mesmo; não é comunicar noções, mas comunicar a si mesmo. É sempre um sujeito que aprende o valor da identidade e ao mesmo tempo o respeito pelo outro.
            O educador não é apenas o organizador do trabalho, mas é o comunicador de uma experiência, de uma vida, é saber viver o relacionamento com a realidade toda, em particular a atenção às perguntas que se encontram no “eu” no coração do próprio homem.
            Educar significa introduzir à realidade, tornar a pessoa capaz de estar na realidade como sujeito, como protagonista, não passivamente. O objetivo da educação não é tanto a formação de teorias, mas uma atitude para saber estar na realidade.
            Por isso, ser educador significa ser dominado pela paixão, pelo Destino do outro. Esse é o risco educativo pelo qual o coração me lança ao infinito, me lança ao encontro com o destino do outro e me lança numa paixão verdadeira pela felicidade do outro, sejam as crianças, os adolescentes e os colegas. O educador é aquele que é dominado por essa paixão.
            Queremos que a nossa Pastoral da Educação seja uma caminhada cheia de paixão, que coloca o coração dentro das coisas, que nos lança na aventura educativa e na aventura da vida com o coração transbordante de amor pela nossa vida, pela vida dos nossos alunos e por Aquele que responde à nossa vida.

Coordenadora da Pastoral: Lenita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts