SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

6 de janeiro - Dia de Reis


"Que cada um de nós, como os Reis Magos, aprenda a seguir, com admiração, interesse e amor essa estrela que sempre quer brilhar para nós."

     O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro, pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.
    A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Neste dia as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.
     Cada um deles levou um presente de significativo de acordo com o ritual da época, assim, ouro era o presente digno de um rei, incenso tinha um sentido religioso e a mirra era o presente próprio para um profeta, pois ela era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade.
     Para chegar até onde Jesus nasceu, os reis magos saíram dos locais de origem seguindo uma estrela, a estrela de Belém e, como a distância era grande, só conseguiram chegar alguns dias depois do seu nascimento, por isso a data de 6 de janeiro.

A festa no Brasil 
       Aqui no Brasil a data ainda é comemorada de forma tradicional principalmente nas cidades do interior.
      A festa é chamada de Folia de Reis, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no Século XVIII, desde então tornou-se uma festa de caráter religioso. Começa na véspera de Natal e vai até  o Dia de Reis.     
     Neste período, todos os dias sai às ruas um grupo de cantadores e instrumentistas que percorrem a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
     O grupo toca diversos instrumentos, como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro entre outros. Há também os personagens característicos: mestre, contramestre, os três reis magos, palhaço e foliões, vestidos com roupas bastante coloridas.

Curiosidades:

Na Festa de Reis não pode faltar a Bandeira, chamada de “Doutrina”, que é feita de pano brilhante, com a estampa dos Reis Magos no centro. Para quem segue a tradição é um elemento sagrado e, quando chega nas casas visitadas, os moradores beijam-na respeitosamente e é passada sobre as camas da residência e nunca pode ser colocada num lugar menos digno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts