SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

ANO NOVO LITÚRGICO

A cada ano que passa celebramos os acontecimentos que foram marcantes nos anos passados e também vamos nos abrindo a novos fatos… Aproveitando a oportunidade de estarmos iniciando mais um ano, vamos diferenciar a ano civil do ano litúrgico. A principal diferença entre um e outro é que no ano civil RELEMBRAMOS muitos fatos históricos passados, como o Dia da Proclamação da República em 15 de novembro e no Ano Litúrgico REVIVEMOS os fatos com a mesma intensidade, AQUI E AGORA. Cada ano litúrgico que celebramos, apesar dos fatos históricos da vida de Jesus serem os mesmos, tem um novo sentido.  Nunca é rotina, pois as motivações são sempre novas, estamos sempre em mudança, o mundo é outro a cada ano e a sociedade vai se transformando. Nós não somos mais os mesmos! Convertidos, tornamos mais próximos de Deus, e somos levados a mudanças de atitudes, à conversão de vida. O ano litúrgico celebrado pela Igreja quer nos colocar eficazmente em contato com a salvação oferecida gratuitamente pelo Senhor. É um contínuo “hoje”, pois a salvação é sempre atual e está à nossa mão.
           A Igreja possui os ANOS LITÚRGICOS “A” ,” B” e “C”. O ano A são proclamadas as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, o de São Marcos; no ano C, o de São Lucas e o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades. 
Iniciamos o ANO LITURGICO “B”. Já comemoramos o tempo do Advento e estamos encerrando o tempo do Natal com a festa do Batismo do Senhor. Iniciaremos a 1ª parte do Tempo Comum logo após a festa do Batismo do Senhor que terminará na terça-feira antes da quarta-feira de cinzas. Celebrar este período é acompanhar ao longo do ano litúrgico a caminhada de Jesus, o que Ele fez e disse. A cor litúrgica é verde, que simboliza a esperança.
Aproveitem bastante a folhinha 2012 que receberam de cortesia da Paróquia! 
Ela é o Calendário Litúrgico e com certeza nos ajudará em nosso crescimento espiritual. Nela identificamos os tempos litúrgicos, as leituras diárias, os santos do dia e outras datas importantes comemoradas durante o ano. Que ela seja sua companheira diária, juntamente com a Bíblia, propiciando a vivência da Palavra de Deus no dia a dia, rumo a vida plena.

Fonte: Informativo Paroquial Modelo Católico (Edição Janeiro/2012)  - Coluna Liturgia
Texto: Marlucia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts