SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Catecumenos iniciam etapa dos Ritos Finais

             No último domingo (26), às 19h, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, foi celebrada a 1ª missa dos Ritos Finais das turmas de catecumenato de nossa paróquia. Estiveram presentes os catecúmenos das capelas São Geraldo, São Lázaro, São José e da matriz, com seus respectivos introdutores, padrinhos e familiares.            

           Esses jovens e adultos estão desde março de 2011 se preparando para receberem os sacramentos do batismo, 1ª eucaristia, crisma, e para alguns, o matrimônio.

            Os Ritos Finais são realizados dentro da quaresma, em celebrações comunitárias, para que os candidatos se preparem diante da comunidade local, de maneira próxima, para receberem os sacramentos. Esses jovens e adultos vão sendo, aos poucos, inseridos nas atividades religiosas da igreja. A publicidade dos ritos é uma prescrição da Igreja para que os fiéis confirmem a fé dos novos irmãos e os ajudem a viver a nova vida em Cristo.

            Os ritos são administrados nos domingos quaresmais. No 1º domingo, padrinhos de batismo e/ou crisma apresentam seus afilhados à comunidade, testemunhando sua adesão à fé católica. No 2º domingo os catecúmenos recebem simbolicamente o Credo e o Pai-Nosso, que significa um compromisso público com os ensinamentos e doutrina cristã difundida pela igreja universal. Nos três domingos seguintes eles passam pelos escrutínios, uma espécie de aprovação comunitária, onde os demais fiéis atestam sobre a decisão dos catecúmenos em abraçarem a fé; assim como pelo exorcismo, uma oração em que cada um exprime seu real desejo de viver sob o Senhorio de Cristo e lutando contra tudo o que os leva a se afastarem do Seu caminho.

            São momentos de bela vivência pública da fé, que devem estimular aqueles que ainda não tem uma vida sacramental regular a fazerem essa opção radical e feliz por Jesus. Aproveitemos esse tempo de graça para rezar por esses nossos irmãos que buscam uma vida de maior intimidade com Cristo na Igreja.




Por Glauco Gomes (introdutor-catequista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts