SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Fiéis percorrem ruas do bairro procissão do Depósito do Senhor

"Ele carregou sobre si as nossas dores"

       Na noite de segunda-feira (02) diversos fiéis estiveram presentes na matriz de N. Sra. Aparecida para a celebração da missa no segundo dia da Semana Santa. No final da missa o padre convidou a assembleia a participar da procissão de relembra a prisão de Jesus, conhecida como “Procissão de Depósito”.


        O padre explicou que essa prática de piedade se originou na Idade Média, em países europeus como Portugal e Espanha, onde são realizadas até hoje. Na época da colonização do Brasil os portugueses trouxerem esses ritos como práticas da Semana da Paixão, que desde então foram absorvidas em alguns estados e cidades brasileiras. Ele lembrou que em Minas, ainda são bem presentes as confrarias e irmandades que caminham à noite levando a imagem do senhor Morto coberta, de uma igreja para outra.
        A chegada aconteceu na capela de São José, onde teve a representação da cena de Jesus no patíbulo, local em que foi zombado pelos soldados romanos que o vestiram com um manto vermelho e puseram uma cana em sua mão imitando um cetro real. Foi um momento de fé e penitencial para toda a comunidade.
         O que a Igreja reflete na Segunda-feira Santa? Nesse dia, Jesus foi a um jantar na casa de amigos, numa aldeia chamada Bethânia. Maria, irmã da Marta, perfumou o Senhor com uma essência cara, o que, para os judeus, significava um gesto de amor e de acolhida. O ato causou crítica por parte de Judas, que achava desperdício banhá-Lo com perfume caro, em vez de vender o frasco para repartir o dinheiro com os pobres. O Senhor, porém, respondeu-lhe: “Pois os pobres vocês sempre terão com vocês, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão”.

Por PASCOM - Paróquia N. Sra Aparecida
Fotos: Alex, Carlos Alberto, Vania e Marlucia
Fonte: www.cancaonova.com (Especial Semana Santa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts