SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Conheça um pouco mais o Seminarista Rafael

              O Boletim Informativo da paróquia publicou na coluna Perfil Católico do mês de abril, um pouco sobre a trajetória de vida deste novo seminarista que estamos tendo a oportunidade de conhecer. Confira abaixo!
            Rafael Augusto Linhares Pinto, 26 anos, nasceu no dia 04 de junho de 1985. Morador do bairro Santo Aleixo, Magé o rapaz é um dos filhos do casal Silvio Gustavo de Paula Pinto e Tânia Cristina Linhares Pinto, que também têm uma menina de nome Taiane.
          O jovem começou a participar da Igreja mais efetivamente aos 15 anos, após ter feito o encontro JOAM, onde por muito tempo permaneceu. Esse foi o marco principal da sua caminhada na Igreja. A família sempre foi católica, mas ele confessa que, antes do encontro, ainda não tinha vivido sua experiência pessoal com Jesus. “Antes desse encontro eu não havia achado o sentido real da minha vida, e após ter conhecido mais a Igreja e entrado mais no mistério da fé, comecei a ver aquilo que todos nós buscamos naturalmente, que é a felicidade”, afirma o jovem rapaz.
            A partir daí ele começou a participar de outros grupos e pastorais, ministérios de música, pastoral da juventude, grupo de oração, acampamento juvenil, sendo mais ativo na Igreja. Nesse processo ele teve a graça de conhecer muitas pessoas que o ajudaram, direta e indiretamente, que deram espaço para ele se aprofundar e crescer na fé. Para Rafael, esse é um fator essencial para a perseverança de uma pessoa na Igreja. “Só tenho a agradecer aquela juventude, que nos momentos de dificuldades me deu a mão para atravessar as correntezas da vida", revela. 
            Primeiro não pensou em sacerdócio. Desejava ser religioso. Foi aí que conheceu a Fraternidade Filhos e Filhas da Pobreza e do Santíssimo Sacramento – Toca de Assis. Aquilo o encantava. Mas Deus foi fazendo-o percorrer outros caminhos. Sentia, na verdade, um forte chamado a ser santo, uma vontade imensa de conhecer mais a Deus e fazê-lo conhecido, salvar almas e lutar contra o pecado. Ao se aproximar mais do mistério de Deus, entendeu que se quisesse mudar o mundo, precisava começar consigo mesmo. Começou, então, a fazer os encontros vocacionais no seminário, acompanhando um amigo, e logo o Senhor foi falando forte ao seu coração que seu lugar era ali. O amigo desistiu, já Rafael, entrou no ano seguinte.
            Para o aspirante ao sacerdócio, a formação e a pastoral são os que modelam o sacerdote. O amor à Igreja faz com que a busca pelo conhecimento do Senhor aumente cada dia, e isso faz, automaticamente, o amor crescer. É assim que ele vê a confirmação da sua vocação, uma vocação batismal a fazer a vontade de Deus, a ser santo. “Ser Padre e não buscar a santidade é o mesmo que estar na guerra com a melhor arma do mundo, mas sem munição para atirar. É melhor não ser”, afirma.
            Nesse primeiro mês na comunidade Rafael já teve a oportunidade de conhecer algumas pessoas. Participou do retiro de carnaval, conheceu alguns jovens e, aos poucos, está conhecendo os fiéis de cada capela. Ele diz que a paróquia está acolhendo-o muito bem e tem aprendido muito com o Pe. Rodrigo. Para ele a experiência tem sido muito boa.
            Para finalizar o seminarista deixa uma mensagem de gratidão a toda paróquia e deixa uma frase de esperança para termos uma vida mais feliz: "Para quem sabe olhar para trás nenhuma rua é sem saída."

Por Glauco Gomes 
Pascom - P. N. Sra Aparecida de Parada Modelo 
Foto: Alex Marcelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts