SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

O Papa e Bispos falam sobre o legado deixado por Dom Eugênio Sales

Cardeal Eugênio Sales com o Papa Bento XVI na Catedral de São Paulo, por ocasião da visita do Santo Padre ao Brasil, em 2007
O Papa Bento XVI expressou seus sentimentos de pesar pela morte do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales, num telegrama enviado nesta terça-feira, 10.

Dom Eugênio faleceu na noite desta segunda-feira, 9, aos 91 anos, vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na capital carioca.

No telegrama enviado ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Pontífice ressaltou que Dom Eugênio revelou-se "autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Telegrama de Bento XVI sobre a morte de Dom Eugênio


“Recebi a triste notícia do falecimento do venerado Cardeal Eugênio de Araújo Sales, depois de uma longa vida de dedicação à Igreja no Brasil”, disse o Papa no telegrama.

Bento XVI disse ainda dar graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor que, nos seus 70 anos de sacerdócio e 58 de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos, na fidelidade ao seu lema episcopal: “Impendam et superimpendar” (gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós).
“Enquanto elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, envio a essa comunidade arquidiocesana, à Igreja no Brasil e a quantos tomam parte nos sufrágios animados pela esperança da ressurreição, uma confortadora bênção apostólica”, concluiu o Papa.

Alguns bispos brasileiros também expressaram seu pesar pela morte de Dom Eugênio. Confira:

Dom João Braz de Aviz, único cardeal brasileiro na Cúria Romana, atual Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, recorda Dom Eugênio Sales como uma "coluna sólida" da Igreja.
"Ele foi sempre uma espécie de fiel da balança, ajudando a CNBB com o que escreveu e ensinou, chamando-nos profundamente para o sentido do mistério da Igreja. Foi sempre uma pessoa muito atenta à unidade da Igreja no Brasil com Roma", disse.

Acesse
.: No céu, espero retribuir toda gratidão recebida, diz Dom Eugênio
.: Trajetória de Dom Eugênio deu bons frutos para a Igreja, diz CNBB
.: Dom Eugênio foi autêntica testemunha do Evangelho, diz Papa.: Todas as notícias sobre Dom Eugênio Sales

O presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou as contribuições de Dom Eugênio para a Igreja no Brasil e, de maneira especial, à Arquidiocese de Aparecida (SP). "Grande devoto de Nossa Senhora Aparecida, Dom Eugênio foi membro por vários anos  da Comissão Pró-Santuário Nacional. Iniciou e incentivou a Romaria anual da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida, que continua até hoje e se tornou a maior romaria diocesana no Brasil", destacou.

Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a morte de Dom Eugênio é um fato triste para todos nós, mas, ao mesmo tempo, ao olhar para a vida do cardeal é possível reconhecê-lo como um homem de Igreja, que seguiu a Jesus Cristo e, por isso mesmo, trabalhou na evangelização e se preocupou com o próximo.

"Dom Eugênio deixa um grande legado de vida, nos seus quase 92 anos, justamente pela sua presença significativa na Igreja e no Brasil [...] ele foi alguém que nunca deixou a fidelidade e o amor à Santa Igreja e ao Santo Padre, alguém que soube viver o Concílio Vaticano II dando continuidade àquilo que a Igreja sempre ensinou, porém, adaptando aos tempos, sabendo transformar sua ação de Cardeal, de Arcebispo, de homem de Deus para o bem do povo, levando até o fim sua missão", afirmou Dom Orani.

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, recorda Dom Eugênio como “um Pastor que amou profundamente a Cristo e sua Igreja e, por ela, se dedicou inteiramente. Seu testemunho de homem da Igreja também marcou profundamente a Igreja no Brasil”.

O Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador, Dom Murilo S.R. Krieger, pede a todos os fiéis que elevem preces a Deus pelo seu descanso eterno, afirmando que o Arcebispado rende seu tributo de gratidão àquele “que aqui trabalhou e que tanto amou esta terra e esta gente".

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ressalta o legado inesgotável de Dom Eugênio, “servidor da Justiça, comprometido com a promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente, dos mais necessitados e excluídos”.

O corpo de Dom Eugênio será sepultado nesta quarta-feira, 11, após a Missa das Exéquias, às 15h, na Catedral São Sebastião no Rio de Janeiro.
Pomba pousou sobre o caixão de D. Eugênio Sales
segundos após ser solta, e lá permaneceu...

Notícias publicadas no portal de notícia da Canção Nova 
Terça-feira, 10 de julho de 2012 e Quarta, 11 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts