SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Hino escolhido convoca todos a serem testemunhas do amor de Deus.


              A música que vai embalar as atividades da paróquia em preparação à Semana Missionária, período que antecede a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro no ano que vem, é de autoria da jovem Gladys Gomes e de sua mãe Cleuza Gomes, ambas ativas comunidade. Mãe e filha ficaram muito felizes e surpresas com o resultado do concurso, já que essa foi a primeira composição feita por elas.
             Gladys, de 19 anos, atualmente trabalha com adolescentes e jovens na paróquia. Ela é uma das responsáveis pelo setor juventude, além de fazer parte da equipe de liturgia. Já Cleuza exerce a função de ministra da eucaristia, é cursilhista, campista, fez e participou de diversos encontros e cursos da Nova Evangelização e frequenta grupos de oração em família.
               A filha conta que escreveu a letra por insistência da mãe que queria participar do concurso. “Assim que abriram as inscrições nós comentamos que iríamos fazer uma letra, só que o tempo passava e a gente não escrevia nada. Depois que foi prorrogado nós começamos a pensar, rabiscar, rezar e nada surgia”, revela a jovem. Ela contou ainda que dias antes de terminarem as inscrições a mãe ficou até de madrugada escrevendo algumas frases soltas. Ao terminar, Cleuza colocou o papel na bolsa do filho para ele dar uma olhada. “Quando meu irmão chegou no trabalho ele encontrou o papel, leu e ficou tão sensibilizado que me pediu para ajudá-la a terminar”, revela.
             A partir daí elas se interaram mais sobre o regulamento, buscaram explicações sobre o tema e decidiram que iam terminar o trabalho. Cleuza conta que, nesse momento, a família se reuniu para tentar pensar numa melodia para a letra criada. “Foi uma comédia. Já tínhamos uma letra bruta, mas não conseguíamos pensar numa melodia que encaixasse”, comentou a mãe.
            O hino reflete a alegria da juventude católica modelense. É um convite aos jovens para se engajarem na Igreja e serem testemunhas de Cristo. Para Cleuza, a expectativa é que a música seja uma forma de evangelizar. “Espero que seja um instrumento de evangelização para os Jovens, já que é isso que o papa pede”, enfatiza.

A Seleção
            Cinco letras foram inscritas no concurso por membros da comunidade. Todo o processo de julgamento correu sob sigilo, já que nenhum dos jurados sabia os autores de cada uma das composições. A conformidade com o tema e a questão doutrinal teve a apreciação do Pe. Rodrigo e do futuro diácono permanente Paulo Roberto. Já a avaliação melódica foi feita pelo músico Alexandre Barros, com colaboração da organista Antônia Reis. A revisão ortográfica ficou por conta das professoras de português Rosângela Cabreira e Ivone Matias.
             A letra está na fase de arranjo e produção musical, sob responsabilidade do casal Alexandre e Neuma Barros, desde o início de agosto. Eles serão os intérpretes oficiais da música, com outros cantores convidados. Para Alexandre a letra está dentro do tema da jornada, é litúrgica e favorece o canto por um grande número de pessoas. “O refrão é fácil de aprender e a melodia possui característica próprias de um hino. Acredito que vai embalar toda a comunidade na preparação do evento”, afirmou.
            O Hino será apresentado dentro da programação deste ano da festa da padroeira no dia sete de outubro, na matriz, na missa das 19h.

Subcomissão de Comunicação - Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts