SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Guapimirim, para quem está conhecendo...

Aproveitando a comemoração dos 22 anos de emancipação da cidade, preparamos esta apresentação da cidade, para os que já ouviram falar de Guapimirim e desejam conhecê-la um pouco melhor. Especialmente os jovens estrangeiros que se preparam para conhecerem o Rio de Janeiro na JMJ Rio 2013 e desejam saber um pouco mais desta cidade onde podem vir se hospedarem durante a Semana Missionária.

Guapimirim, situada na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, num vale no fundo da Baia de Guanabara e na base da Serra dos Órgãos é uma cidade muito jovem e aconchegante. Recém-emancipada (em 25 de novembro de 1990) e localizada no percurso entre Teresópolis e o Rio de Janeiro, Guapimirim carrega em sua essência uma herança de serra (por conta das belezas naturais) e de mar (por conta do clima). Hoje, com seus 22 anos de independência, tem mais de 50 mil histórias para contar (51.483 habitantes, IBGE 2010).

Cada morador, cada guapimiriense, apresenta uma característica em comum: a hospitalidade, fundamental em lugares dotados de vocação para o turismo. Com a Serra dos Órgãos como uma de suas paisagens e integrante do circuito Serra Verde Imperial, Guapi oferece aos visitantes um contato direto com a natureza, já que quase setenta por cento de seu território está em área de proteção ambiental, abrangendo a área de manguezal mais preservada do estado, conhecida como o pantanal Fluminense.

Das lembranças do passado, restaram, sobretudo, seu nome e a estrada de ferro, que ainda conduz cerca de 3 mil pessoas diariamente ao trabalho ou ao lazer. “Guapimirim”, de “Aguapeí-mirim” – termo indígena significa Nascente Pequena. Hoje, os rios e cachoeiras que entrecortam a cidade fazem parte do circuito de eco-turismo praticado na região com foco no respeito a biodiversidade humana, natural e cultural para o desenvolvimento do turismo sustentável.
A cidade possui outras atrações de potencial turístico. Quer conhecer um pouco mais acesse abaixo:
- Prefeitura de Guapimirim http://www.guapimirim.rj.gov.br/
- Capela Nossa Senhora da Conceição http://www.paroquiansajuda.com.br/capelasecomunidades.php?capela=1
- Parque da Serra da Caneca Fina 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts