SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

As famílias em foco no I Congresso das Famílias do Decanato

A Pastoral Familiar do Decanato São José de Anchieta realizou na tarde de domingo, 17 de maio, o 1º Congresso das Famílias na quadra da Igreja de São Nicolau em Suruí, município de Magé. A abertura foi às 14 h com o Diácono Paulo Oliveira, Coordenador da Pastoral Familiar no Decanato. Após palestra com o casal Paulo e Ozana da Diocese de Caxias, contando um pouco de suas experiências como família cristã e suas ações na Pastoral Familiar. Destacaram a importância do diálogo na vida do casal e o encaminhamento dos filhos desde a infância na igreja.

O Pe. Leonardo, pároco da Igreja de São Nicolau, falou sobre um assunto emergente que vem assolando a sociedade que é a “Ideologia de Gênero”. A intenção deste movimento é acabar com as famílias, que consideram uma instituição antiquada. Para eles o homem e a mulher devem construir seu gênero ao longo de sua vida, inventando sua própria identidade, independentemente de seu sexo determinado no ato de sua concepção. Para isso tentam aprovar projetos desde 2012 no Congresso Nacional, sem sucesso; agora neste ano partiram para as Assembleias Legislativas Estaduais e Municipais com o intuito de implantarem essas idéias a partir da educação básica nas escolas. Ele citou exemplos de absurdos que acontecem em países onde esta ideologia de gênero foi aprovada como Lei.

Após a palestra do Pe. Leonardo, o Diácono Paulo Oliveira passou com o Santíssimo Sacramento no meio dos fiéis presentes na quadra, abençoando todas as famílias presentes. A Pastoral Familiar da Paróquia N. Sra. da Piedade de Magé apresentou aos presentes o Nuplafam - Nucleo de Planejamento Familiar, convidando-os para as reuniões na Igreja São José e visitação ao stand montado no evento. Além do Nuplafam, os setores pré-matrimonial - apresentado pela Pastoral Familiar da Pároquia N. Sra. Aparecida de P. Modelo - Guapimirim, pós-matrimonial - apresentado pela Pastoral Familiar de Areal e o Casos Especiais - apresentado pela Pastoral Familiar da Paróquia de N. Sra. da Conceição e Santo Aleixo, demonstraram os trabalhos realizados em cada setor.

O Monsenhor Daher falou sobre o universo dos trabalhos da Pastoral Familiar e os principais assuntos abordados na 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família acontecida em outubro do ano passado. Ele enfatizou as famílias presentes que a partir daquele momento a missão de cada um era por em tudo que foi ouvido naquela tarde. Todas as paróquias pertencentes ao Decanato se apresentaram, através dos seus coordenadores, assim como o casal coordenador diocesano Paulinho e Jô. Logo após a Santa Missa foi celebrada de Monsenhor Paulo Daher e co-celebrada pelo Pe. Leonardo e Diáconos Paulo Oliveira e Adriano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts