SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

"Cuida, Senhor, da minha família..." cantando esse refrão, famílias da Paróquia N. Sra. Aparecida de Parada Modelo, participaram intensamente da Semana Nacional da Família

Aconteceu na matriz, 09 a 14 de agosto, a Semana Nacional da Família. Baseados na revista Hora da Família da CNBB, que este ano teve como tema: ”O AMOR É A NOSSA MISSÃO: A FAMÍLIA PLENAMENTE VIVA”; todos os dias, houve celebração da santa missa e o tema foi tratado na homilia. Tivemos a participação em média de 250 pessoas por dia.

Foram envolvidos movimentos e pastorais, na acolhida diária das famílias; e ministérios de música, animando as noites, desenvolvendo principalmente a música tema “Minha família” do cantor Tony Allysson.

A Pastoral Familiar caracterizou uma família de Sagrada Família que participou da homenagem as famílias no encerramento. Nesta noite realizaram sorteios de vários brindes, doados pela loja: Aparecida Artigos Religiosos e distribuíram uma lembrança da semana nacional da família, para os participantes presentes.
Todas as noites a cantina funcionou com muita animação, com o intuito de nos confraternizarmos em família.

A Pastoral Familiar, juntamente com o Pároco, Padre Rodrigo Alberti, com convocação realizada na 1ª noite para todas as famílias, realizou no domingo dia 16, na santa missa da noite, a consagração das famílias paroquianas a Nossa Senhora.
Nas reflexões dos temas contamos com a participação dos Diáconos Paulo Oliveira – Coordenador da Pastoral Familiar da  Paróquia e do Decanato São José de Anchieta,  Roberto Nunes de Teresópolis, Neilo de Santo Aleixo e Geraldo de Suruí; dos Padres: Celestino e João Carlos. Segue resumo dos encontros:

1º ENCONTRO Tema: Gerados no amor de Deus e enviados a manifestá-lo aos outros. Diácono Paulo, falou do amor em família, que necessitamos viver o perdão, procurar o diálogo. Abrir espeço na vida da família para presença de Deus e de uma vida de oração. Oração em família. Que assim a família conseguirá testemunhar Jesus.

2º ENCONTRO Tema: Sexualidade: Dom de Deus. Diácono Roberto Cardoso Nunes, com muita simplicidade de corpo e alma e com autoridade do magistério, apresentou o significado da sexualidade, o sentido da castidade, deixando um entendimento numa dimensão divina.

3º ENCONTRO Tema: Homem e Mulher construindo um Matrimônio Santo. Padre Celestino, utilizando o livro do Gêneses 2,24, a união conjugal entre um homem e uma mulher, que é realizada no Sacramento do Matrimônio, dá início a uma família. Este matrimônio é para o bem dos cônjuges e a adequada educação dos filhos. Depois nos lembrou que Jesus é o esposo da Igreja.

4º ENCONTRO TEMA: CRIANDO O FUTURO. Diácono Neilo, disse que todos somos chamados a construir um mundo melhor. E que o futuro passa primeiro pela família. Falou sobre os valores da família, mas foi real em dizer que o casal fica adiando a existência dos filhos, preferindo viver um mundo a dois nos passeios, na liberdade, vivendo uma vida aparentemente feliz. O casal tem que ter coragem, fé, obediência as promessas de Deus. Vale a pena constituir uma família. Pediu respeito e cuidado aos idosos, pois um dia seremos um deles também. Fez um bom questionamento quanto ao relacionamento com os filhos.

5º ENCONTRO Tema: TODO O AMOR DÁ FRUTOS. Pe. João Carlos, disse que a primeira grande vocação é a Santidade. E a grande vocação da Igreja é o Matrimônio, pois a medida que amamos a Deus, daremos bons frutos. O Matrimônio e o Sacerdócio necessitam do testemunho um do outro e ambos se iluminam mutuamente quando se colocam a serviço de Deus. A chave da vocação é o amor ao outro e acima de tudo fazer a vontade de Deus, viver o amor doação.

6º ENCONTRO Tema: Família, Esperança de Deus para o Mundo. Diácono Geraldo, que usou o tema como uma esperança mesmo de Deus para a família no mundo de hoje. Falou sobre o Matrimônio indissolúvel e que não é feito com prazo definido. Usou da liturgia do dia com o Santo sacerdote polonês Maximiliano Kolbe que morreu no lugar de um pai de família condenado ao fuzilamento pelos nazistas, ou seja, deu a própria vida por uma família. Disse que na família é que aprendemos a promover o bem-estar e o bem comum por causa da sua unidade. Deve ser cultivada nos jovens os valores das raízes em suas virtudes, dignidade e amor fecundo da presença de Deus.

Música Tema:
Minha família - Tony Allysson

Foi aqui que eu cresci \ E aprendi que o sofrimento sempre me fará crescer
Foi aqui que eu aprendi \ Que tudo posso, mas nem tudo me convém

No carinho da minha mãe \ Na firmeza do meu pai \ O amor nunca faltou
Pois o amor se manifesta não somente com palavras
Mas no olhar, na atenção e no carinho dos meus pais
Aprendi a caminhar, quando cair, me levantar
Por isso eu peço, meu Senhor
Da minha família vem cuidar

Cuida, Senhor, da minha família
Pois mesmo ela estando longe, parece aqui estar
Cuida Senhor, de todos os meus
Vem com tua poderosa mão nos abençoar

Um comentário:

Widget Recent Posts