SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

DOM FILIPPO FALA SOBRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM CONGRESSO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO


Comunicar a presença de Cristo que transforma a nossa vida. Este foi o assunto que conduziu o VI Congresso Diocesano da Pastoral da Educação. O encontro teve como palestrante o bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, que abordou o tema “Comunicação e educação”.  Durante sua apresentação, Dom Filippo destacou a importância dos professores serem “tocados pelo amor de Deus, para que possam comunicá-lo”.
O Congresso da Pastoral da Educação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé, no dia 1º, e reuniu 1200 pessoas dos quatro decanatos da Diocese de Petrópolis. Também estiveram presente o vigário geral, Monsenhor Paulo Daher, e os padres responsáveis pela pastoral, padre Tiago José, padre Carlos Henrique, padre André Ricardo e padre Pedro Paulo, além das autoridades locais.



Após saudar os presentes, dom Filippo começou sua explanação mostrando o contexto atual das comunicações sociais, que é dominado pelos novos meios tecnológicos. Segundo ele, “a comunicação ficou reduzida às suas tecnologias e não às suas motivações”.  Assim, o bispo ressaltou a necessidade de se saber usar estas técnicas e conviver com elas. “A tecnologia deve levar as pessoas a se lançarem a viver a realidade e não a se afastarem dela”. Para exemplificar tal situação, dom Filippo lembrou os momentos dos encontros em família, quando pais e filhos sentam na sala para conversar, mas são interrompidos pela televisão, ou pela distração dos jogos eletrônicos.
Outro ponto apresentado por dom Filippo foi o relativismo, que aponta a ausência de bases firmes, de certezas. Ele apontou as formas como a educação deve lidar com esta situação, através da valorização da presença de Deus. “A nossa educação não pode ser relativista. Deve respeitar as diferenças e ter base em valores. [...] O relativismo se vence quando a pessoa é ajudada a ouvir a voz da consciência, do coração, a voz de uma realidade maior, da presença de Deus”.
Dom Filippo destacou a importância do testemunho dos professores frente a seus alunos, para ajuda-los a percorrer este caminho. “O testemunho de um professor realizado tem muito significado para o aluno, mais do que conhecimentos técnicos aprendidos na sala de aula. É preciso de testemunhos que suscitem o fascínio de participar de uma experiência pessoal”.


Retirado de PASCOM - Diocese de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts