SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

GUAPIMIRIM - 21 anos de emancipação

       Hoje, 25, nosso município festeja 21 anos de emancipação política de Magé. As comemorações iniciaram-se no dia 23, com missa em ação de graças celebrada pelo Pe. Rodrigo Alberti, co-celebrada pelo Pe. João Marcos. Também participaram da solenidade o Monsenhor Ildeu e o Diácono Pedro. Após a missa os guapimirienses e os visitantes foram agraciados com o show do Ministério Adoração e Vida.

Conhecendo um pouco mais sobre Guapimirim...

      Guapimirim está localizada cerca de 60 quilômetros do Rio. A cidade guarda belas paisagens e vem sendo escolhida como opção de veraneio por um número cada vez maior de pessoas.
       Guapimirim, ou "Nascente Pequena" significado do nome de origem indígena, tem seus primeiros registros datados de 1674 como um povoado instalado às margens do Rio Guapimirim, abençoado pela igreja de Nossa Senhora da Ajuda. No final de século XVIII, surgia como o povoado de Santana, caminho para os tropeiros que seguiam pela Serra para alcançarem o sertão das Minas Gerais.
        É desta mesma época o registro do surgimento do povo­ado da Barreira. Ali, o imperador Pedro II hospedou-se na Fazenda Barreira, do naturalista alemão Frederik Von Martius, para avaliar as plantações da "quina calisaia" da qual se extrai o quinino, que foi usado para o combate à malária pelo Exército brasileiro na Guerra do Paraguai. A fazenda acabou incorporada ao patrimônio ambiental da União quando da criação, em 1939, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso)  pelo Presidente GetúlioVargas.
      Na sub-sede do Parnaso de Guapimirim está o Centro de Visitantes Von Martius, num casarão construído no século XIX, preservado em suas características originais. Ali, pode ser visitada a exposição permanente com fotos, informações sobre o parque e obras do botânico Von Martius voltadas para o meio ambiente, além de videoteca e um auditório.
       Outro ponto de atração turística é a Capela N. Sa da Conceição, datada de 1713, situada em ilha fluvial entre dois braços do Rio Soberbo, que é aberta todo segundo e quarto sábados do mês para celebração de missa e visitação. A construção no estilo barroco é tombada pelo Inepac e foi recentemente restaurada.

      Os poços naturais são também atrativos da Sede Guapimirim do Parnaso. O Poço Verde é conhecido por seu conjunto de cachoeiras, corredeiras, com poços artifi­ciais e naturais do Rio Soberbo, numa ótima opção para banho, a 20 minutos de caminhada partindo do Centro de Visitantes. Já o Poço do Sossego é sombreado por árvores repletas de bromélias e orquídeas.O Poço da Ponte Velha fica junto às ruínas dos pilares de uma antiga ponte da Estrada Real, com águas quase sempre calmas e de fácil acesso, podendo-se parar veículos a cerca de 20 metros do rio. Próximos ao poço estão disponíveis sanitários e um quiosque com lanches e bebidas. O Poço da Preguiça também é boa opção para o banho e fica a 15 minutos de caminhada do Centro de Visitantes. O Poço da Capela, como o nome denuncia, fica onde se encontra a capelinha de N. Sa da Conceição.
          Todos estes poços, por estarem dentro da área do Par­que Nacional da Serra dos Órgãos, são monitorados por vigilantes os quais, quando da ocorrência de fortes chuvas próximo à Pedra do Sino, cabeceira do Rio Soberbo, se encarregam de alertar os banhistas para saiam da água em função da possibilidade de ocorrência de fortes enxurradas (cabeças d'água). Por isso, acatar as instruções dos vigilan­tes nesses casos é fundamental para se evitar acidentes.

         Já quem gosta de caminhada tem a sua disposição várias trilhas como a da Estrada da Concórdia, com percurso de aproximadamente 12 quilômetros, onde se encontra várias espécies da flora e da fauna e inúmeros balneários ao longo do Rio lconha. A Trilha do Ouro segue o caminho que, até o início dos anos 60, era usado pelos moradores da localida­de do Paraíso para se chegar ao cemitério do Bananal, numa travessia que hoje dura quatro horas. É imprópria para cri­anças menores de 12 anos e pessoas idosas, por seu grau de dificuldade. Na Estrada das Corujas tem o percurso de cinco horas, contando com a ida e volta, saindo da localida­de das Corujas, em Guapimirim, seguindo até Santo Aleixo, em Magé, no local conhecido como "Pau a Pique", ponto famoso pelos banhos de cachoeira.
Por PASCOM - Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Fotos: Alex Marcelino
Fonte: Boletim Informativo de CRT - edição de novembro/11

Um comentário:

  1. Prezados, venho por meio desta, solicitar informações de como posso ter acesso aos registros paroquiais.
    Fico no aguardo

    ResponderExcluir

Widget Recent Posts