SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Ministro da Eucaristia Paulo Roberto hoje também Acólito

          No dia 30 de outubro desse ano, na Catedral de Petrópolis, 24 candidatos ao “diaconato permanente” receberam o ministério de “Acólito”. Estes candidatos, todos chefes de família, pais, avôs, homens atuantes nas diversas paróquias da nossa diocese, estão se preparando há alguns anos para esse atender esse chamado de Deus. Dentre eles estava o nosso irmão Paulo Roberto, ministro da Sagrada Eucaristia e que, há vários anos, tem se dedicado aos trabalhos da comunidade, juntamente com sua família.
         Nossa comunidade marcou presença na celebração, presidida pelo bispo diocesano Dom Felippo Santoro. Foi um grande momento para os candidatos, seus familiares e também para nós que louvamos a Deus por continuar a chamar tantos homens e mulheres no meio da sociedade para trabalharem a serviço do Seu Reino no anúncio de Cristo.
        O bispo Dom Felippo Santoro falou sobre o acontecimento. Confira:
         Mas o que é o acolitato permanente? 
       No texto abaixo, escrito pelo candidato Paulinho, veja um pouco mais sobre a trajetória dele e do que significa esse ministério da igreja.

       "Queridos irmãos e irmãs, estou me preparando para o Diaconato Permanente, desde 19/08/2007, temos vivido momentos de muito estudo e de profunda espiritualidade nesta caminhada preparatória. Dentro deste processo formativo tivemos um momento inicial chamado Propedêutico, que nos ajuda discernir o chamado, e no dia 07/03/2009, foi dado início a 1ª turma para o Diaconato Permanente em nossa Diocese a qual foi denominda: “Escola Diaconal Santo Estevão”.
         E durante este processo formativo ocorrerão algumas cerimônias, importantes para a preparação, como se segue:


- Em 11/12/2010, foi celebrada a Santa Missa no Seminário diocesano, presidida pelo Mons. José Maria Pereira, a nossa ADMISSÃO AS SAGRADAS ORDENS;
- Em 10/04/2011, recebemos o 1º Ministério, na santa Missa celebrada na Catedral de São Pedro de Alcântara, presidida pelo Sr. Bispo Dom Felippo Santoro, quem nos ceferiu o MINISTÉRIO DE LEITOR;
- Em 30/10/2011, recebemos o 2º Ministério, na santa Missa celebrada na Catedral de São Pedro de Alcântara, presidida pelo Sr. Bispo Dom Felippo Santoro, que nos conferiu o MINISTÉRIO DE ACÓLITO;
       O próximo passo será a ORDENAÇÃO DIACONAL, que é prevista para o dia 15/07/2012. Para tanto continuo contando com a oração de toda a comunidade, pois, a oração é o alicerce de toda a vida do Discípulo.
Deus abençoe a todos."
Paulo Roberto de Oliveira.
Ministério de Acólito

O que é o acólito?
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para servi-las e ajudar. Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, ou outras pessoas que precisam ser ajudadas durante a celebração.

Funções do Acólito
- Ajudar o diácono e o presbítero no serviço do altar;
- Preparar e purificar os vasos sagrados na ausência do diácono;
- Formar e coordenar os outros serviços litúrgicos;
- Distribuir a Eucaristia,
- Organizam as procissões, levam a cruz, os círios, o evangeliário e o incenso;
- Assistem à preparação do altar, levam o pão, o vinho e a água;
- Ministram o lavabo;
- Colocam à disposição do Presidente o que é necessário para as diferentes celebrações (água benta, incenso, livros, etc.);
- Ajudam, depois da comunhão, a retirar, do altar para a credência, os objectos usados na celebração;

Este ministério de acólito é relevante e necessário. Nesse mesmo sentido vai a Instrução Geral do Missal Romano (Cfr. nº 116) ao preconizar e recomendar que, nas celebrações litúrgicas, haja ao menos um acólito. O acólito realiza uma verdadeira ação simbólica: ocupando e movimentando-se nos diversos espaços celebrativos, mostra que a Liturgia é, sobretudo, ação de Deus, que convocou o seu povo e o convida a ser participante deste seu agir para sua glória e salvação nossa. Trata-se, como agora se diz de uma sinergia do Espírito e da Igreja, Esposa e Corpo de Cristo, o Sumo-sacerdote da nova e eterna Aliança. Em suma todo candidato (seminarista), que se prepara para receber o Sacramento da Ordem, em seu primeiro grau (o Diaconato), recebe os Ministério de Leitor e depois o Ministério de Acólito.

Por PASCOM Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Parada Modelo
Vídeo: PASCOM Diocese de Petrópolis
Fotos: Cedidas pelo Paulo Roberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts