SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

O GLORIOSO São José


      A Tradição Católica consagra o mês de março ao Glorioso São José, esposo de Nossa Senhora e pai de Jesus, segundo a Lei. São José é chamado de patriarca. No Antigo Testamento, o patriarca era considerado um amigo de Deus, mas um amigo muito íntimo, pois Deus revelava seus desígnios ao patriarca até mesmo em sonhos. Foi durante um sonho que São José recebeu a revelação de Deus sobre a origem divina da gravidez de sua noiva. Foi durante um sonho que São José recebeu a ordem divina de fugir com sua família para o Egito, pois Herodes procurava o Menino para matá-lo. Foi ainda em um sonho que ele recebeu a ordem de voltar para sua pátria, pois Herodes já ha­via morrido. São José recebeu de Deus, através do anjo, a ordem para dar nome ao filho de sua esposa, Maria. Na Sagrada Escritura, "dar nome" significa tornar-se pai ainda que biologicamente não o seja. Ao tornar-se pai de Jesus, segundo a Lei, José, que era da descendência de Davi, inseriu o Menino Jesus na mesma descendência, a fim de que se cumprisse a Escritura, segundo a qual, o Messias deveria pertencer à descendência de Davi.
      Os Evangelhos não registram nenhuma palavra de São José. Registram apenas o seu silêncio. Não se trata de um silêncio qualquer. Trata-se do silêncio de alguém que está sempre atento para ouvir a Palavra de Deus e obedecê-La. Atento para descobrir o desígnio de Deus sobre a própria vida. O silêncio de São José é o silêncio do homem de vida interior, que se curva diante do mistério de Deus.
      São José é muito querido em toda a Igreja. É invocado como pro­tetor dos trabalhadores, pois ele mesmo foi um operário que man­teve, com seu trabalho, a sua família na existência. É invocado como Patrono da Igreja Universal. E com muita razão. A Igreja é a comunida­de reunida em torno de Jesus. E a primeira comunidade que se reuniu em torno de Jesus foi a família de Nazaré da qual São José era o chefe.
      Que São José interceda, junto de Deus, por todos os trabalhadores, pelas nossas famílias e pela Igreja presente no mundo inteiro!
Dom Benedito Beni dos Santos - Bispo da diocese de Lorena - SP
Retirado da Revista Canção Nova. Palavra da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts