SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Diocese recebe Dom Alano na celebração da Missa do Crisma

     Na manhã do dia 5 de abril, o Arcebispo emérito de Niterói, Dom Alano Maria Penna, presidiu a Santa Missa, juntamente com sacerdotes, diáconos, religiosos e seminaristas de toda a diocese, na Catedral de Petrópolis, para a celebração da Missa do Crisma, com a benção dos óleos dos catecúmenos e para a renovação das promessas sacerdotais. Nesta Celebração Solene, os presbíteros renovaram seus compromissos sacerdotais assumidos no dia da sua ordenação com o propósito de permanecer, com a ajuda de Deus, fiéis a sua vocação.
     A Quinta-feira Santa é muito especial para toda a Igreja, principalmente para os sacerdotes, pois, a Igreja revive neste dia a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial.

      Na Quinta-feira Santa, o óleo de oliva, misturado com perfume (bálsamo), é consagrado pelo bispo para ser usado nas celebrações do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenação. O motivo de se fixar essa celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este o último dia em que se celebra a Santa Missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:
Óleo do crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, cujo significado é a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da confirmação (crisma). 
Óleo dos catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Esse óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e o prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.
Óleo dos enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Esse óleo significa a força do Espírito d e Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa ao enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.
Fontes: www.diocesepetropolis.org.br e www.cancaonova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts