SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

Quinta-feira Santa - Início do Tríduo Pascal

"Eu vos dou um novo mandamento"

 A Igreja, com o mesmo amor de Jesus pelos homens, celebrou na Quinta-feira Santa o mistério da instituição da Eucaristia e realizou novamente a cerimônia dos lava-pés. Para entender o que significa esse belo sinal de Cristo, precisamos voltar ao tempo e entender a cultura judaica. Todo aquele que se sentava à mesa, tinha que passar pelo rito da purificação exterior, caracterizado pelo ato de lavar-se. Normalmente esse gesto era realizado pelos servos.


Quando Jesus se despojou de Suas vestes e colocou o manto dos servos para lavar os discípulos já causou grande espanto, o primeiro gesto do Rei que se despoja de Seu manto glorioso e se rebaixa como servo. Pedro, assustado a princípio, queria impedir o Senhor de realizar tal ato, mas foi exortado imediatamente por Ele, não lhe restando outra atitude a tomar a não ser a de suplicar ao Mestre que não apenas lavasse os seus pés, mas sim, todo o seu corpo.

Jesus purifica os discípulos por meio de Suas palavras e gestos, assim, nós somos chamados a entrar com Ele em Seu mistério, e purificados pelo Senhor, mudar toda a nossa forma de existir e de pensar, nos colocando a partir disso como servos dos homens.

Em nossa paróquia relembramos a última ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos - manifestação profunda do amor de Deus por nós, e vivenciamos estes gestos durante a missa de Lava-pés celebrada por nosso pároco que também despojou de suas veste...

Após a celebração aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento que seguiu em procissão para o salão paroquial, onde foi montado a capela para adoração dos fiéis, permanecendo até a meia noite.
Por Pascom Paróquia N. Sra. Aparecida
Fotos: Alex e Carlos Alberto
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts