SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

“Deus pode fazer silêncio em nossas batalhas porque adora nos ver lutar”

Na abertura do V Cerco de Jericó, nesta segunda-feira (02), dia em que comemoramos 97 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida em águas brasileiras, uma solene missa, presidida pelo Pe. Alan, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Magé, deu o pontapé inicial para uma semana intensa de oração na paróquia. Com o tema “Fortes na Tribulação”, baseado na obra de mesmo nome do Pe. Fabrício, da Comunidade Canção Nova, o sacerdote conduziu a noite com uma reflexão a cerca das lutas diárias travadas por aqueles que buscam o céu.

Com leituras providencialmente de acordo com o tema do dia, os fiéis iniciaram a celebração ouvindo as palavras de São Paulo ratificando a importância do batismo no Espírito Santo na vida dos que seguem a Cristo, confirmado pelo evangelho de São João, onde Cristo convida seus seguidores a terem “coragem, por ter Ele, primeiro, vencido o mundo”.

A essas declarações, o sacerdote iniciou sua homilia explicando a diferença entre tentações e provações. “As tentações são dadas pelo demônio, que quer o nosso mal. As provações são instrumentos de lapidação das almas raras, e Deus é quem as permite”. Para o padre, uma joia rara tem alto valor porque desde sua concepção, o mineiro, que a retira da natureza, opera um grande trabalho de purificação. Esse grande esforço é o que valoriza o produto. Também Deus, ao permitir que suas almas sejam experimentadas pelo sofrimento e pelas lutas, deseja retirar as arestas e imperfeições, fazendo com que só fique a essência da alma, e assim seja identificada a sua raridade, fim último da vida terrestre.

Pe. Alan disse ainda que o céu é para os que lutam sempre. “No paraíso, com Deus, só os santos poderão estar, e Ele quer isso para todos, por isso prova-nos a todos.” Ao citar o evangelho de São Marcos, que narra o milagre de Jesus a quem os ventos obedecem, o ministro destacou que Jesus sempre pede que seus discípulos atravessem à outra margem, mais distante, pois sabe que na travessia a fé passa por sua prova de fogo. “O Senhor não nos permite ser passivos, acomodados. Quer-nos sempre ativos, operantes e totalmente desapegados das outras coisas”, declarou. Para ele, apesar de Jesus estar dormindo, ele está na barca, e por isso ela “nunca irá afundar”.

Ao fim, o celebrante convidou a assembleia a estar sempre com os olhos fixos no Senhor, e não olharem a força dos ventos, para que assim experimentem a mesma graça que Pedro viveu ao, afundando no lago de Tiberíades, ser socorrido pelo Mestre quando exclamou: Kyrie Eleison (Cristo, misericórdia).

Antes de encerrar, Pe. Alan fez um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois a comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém, de Petrópolis, que está animando o Cerco de Jericó durante a semana, conduziu um momento de oração para os homens na igreja, enquanto as mulheres participavam de uma palestra sobre a força de Nossa Senhora nas tribulações.

Equipe Pascom Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts