SEJA UM ADORADOR! Toda quinta-feira Adoração ao Santíssimo Sacramento - das 8 às 21 horas. "Fica conosco Senhor"

BATISMO

O Batismo é o nascimento em Cristo.
Como a criança que nasce depende dos pais para viver, nós também dependemos de Nosso Pai Celestial para viver a vida eterna. Ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança e ter Maria como Mãe.

Os efeitos do Batismo
O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.

A MISSÃO DOS PAIS E PADRINHOS
           Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Este é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar o novo batizado, criança ou adulto, na sua caminhada na vida cristã. […] A comunidade eclesial inteira tem uma parcela de responsabilidade no desenvolvimento e na conservação da graça recebida no Batismo.
(Catecismo da Igreja Católica, 1213.1246.1255)

O PADRINHO E MADRINHA TÊM DUPLA RESPONSABILIDADE:
1º) orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé. Mesmo que os pais sejam indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão.
2º) amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget Recent Posts