A celebração da Sexta-feira Santa através da liturgia e a adoração da cruz convida aos fiéis a contemplar silenciosamente Jesus pregado na cruz para nos libertar do pecado e nos reconciliar com Deus. A adoração da Cruz pelos fiéis, que beijam as chagas de Cristo, expressa toda a emoção da fé diante do sofrimento do Senhor. O centro da celebração é a cruz de Cristo e a cor litúrgica é o vermelho, cor do sangue de Jesus, derramado, livremente, e por amor, por toda a humanidade.
Nesta tarde, o Administrador Paroquial, Padre Rodrigo Alberti presidiu a celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a presença de muitos fiéis, que ao final fizeram a adoração da Cristo na cruz, lembrando a morte de Jesus. O evangelho, com a narrativa lembrando os últimos momentos de Cristo, antes de sua morte, foi lido pela equipe litúrgica.
Dando continuidade a programação do dia, os fiéis caminharam até a capela de Sant'Ana para assistir a Piedosa e emocionante cerimônia do descendimento de Jesus da cruz, que foi encenada por paroquianos. Em seguida todos presente saíram em procissão com a imagem do Bom Jesus pelas ruas em direção à Matriz e chegando lá puderam venarar a imagem de Jesus morto.
A Sexta-feira Santa é o segundo momento do tríduo pascoal, porque depois deste passo, nós celebramos a ressurreição, a grande mãe de todas as vigílias, quando fazemos nossa opção por Deus e com ele ressuscitamos.
Por Pascom - P. N. Sra. Aparecida
Fotos: Alex Marcelino e Juliara Vasconcelos
Fonte: www.a12.com.br
Uma benção poder participar ativamente da Semana Santa e poder perceber o quão rica é a nossa liturgia, a nossa Igreja !
ResponderExcluir